quarta-feira, 18 de julho de 2012

O QUE É TRONQUEIRA DE CENTRO

Muitos são, os que chegam a um templo de Umbanda e reparam naquelas casinhas, chamadas de tronqueira, existentes na porta.
Este recurso é, no templo, um ponto de força onde está firmado (ativado) o poder dos guardiões que militam em dimensões a nossa esquerda.
A tronqueira é um portal de polaridade negativa absorvedora e esgotadora fazendo exatamente a justa posição com o altar (conga) que é um portal de polaridade positiva irradiadora.
Dizem alguns clarividentes que, no astral, esse portal de força assemelha-se a um vórtice que “suga” e que impede as forças hostis de se servirem do ambiente religioso de forma deturpada.
Cada pessoa que entra em uma casa de Umbanda traz consigo seu “saco de lixo” cheio (são seus pensamentos mesquinhos, suas raivas, suas desilusões…) e muitas destas energias obscuras e alguns espíritos desorientadas não conseguem nem se aproximar dos Terreiros de Umbanda, pois os Guardiões da Tronqueira ficam encarregados de juntarem todos estes “sacos” para descarregar, dando a cada um de nós a oportunidade de diminuirmos o nosso lixo e facilitando nossas próximas limpezas.
A força da tronqueira advém dos elementos ativados no astral que são instrumentos dos mistérios dos Exús e Pombagiras. São sempre guiados pela Lei Maior e pela Justiça Divina para beneficiar os trabalhos espirituais realizados no terreiro como anulação de forças negativas, recolhendo e encaminhado seres trevosos, protegendo e muitas vezes abrindo caminhos e curando. Alguns exemplos de elementos dispostos são: tridentes, punhais, velas, ervas, pedras, bebidas, entre outros.
Existem outros tipos de elementos, que são velados. Isto é necessário, para manter o devido resguardo dos trabalhos do templo, evitando até que pessoas dêem mau uso a forças tão importantes.
É importante que os médiuns e que toda a assistência saibam da importância de uma tronqueira e que todos entendam que este ponto de força está sobre as ordens da Lei Maior.
Quando alguém deturpa este ponto de força, usando-o de forma negativa, este se torna um portal negativo. Este tipo de procedimento não é da Umbanda e sim de seitas que muitas vezes se utilizam do nome da nossa religião.
Não podemos nunca esquecer de saudar, de forma respeitosa, a tronqueira e os exus guardiões, quando adentramos nos templos.

          EXEMPLOS DE TRONQUEIRAS

                                TRONQUEIRA DO TEMPLO;
                        TENDA DE UMBANDA PAI JOAQUIM DE ANGOLA E EXÚ TIRIRI
REPAREMOS NA ESTRUTURA DE PISO E AZULEJO LATERAL, É UMA TRONQUEIRA TÍPICA DE TERREIRO DE CIDADE, DE LOCAL URBANO.EM OUTROS CENTROS É BEM MAIS SIMPLES.AS IMAGENS REPRESENTAM OS EXÚS GUARDIÕES DA CASA.



não localizei o site do centro a que pertence essa tronqueira.
REPARE QUE ESSA TRONQUEIRA É BEM MAIS SIMPLES  QUE A ANTERIOR, E QUE O GUARDIÃO  AQUI É A ENTIDADE ZÉ PELINTRA, QUE NÃO É UM EXÚ, MAS SERVE COMO GUARDIÃO E ACEITA VELAS BRANCAS.

EM NOSSO CENTRO A TRONQUEIRA É MAIS SIMPLES AINDA E NÃO TEM EXÚ.



                                                                       




                                                                       

Um comentário: