sexta-feira, 20 de julho de 2012

EXÚ NÃO É DIABO






Assim como devemos ter um conceito mais respeitoso do Exú, devemos também dedicar mais respeito aos trabalhos das Pombas Giras, deixando de encará-las como mulheres vulgares e da vida, que só vêm “para arranjar casamento” ou o que é pior, para desfazer casamentos... Isto é uma coisa absurda e vulgar... O trabalho da Pomba Gira é sério. É também um trabalho de descarrego, de limpeza, de união entre as pessoas. De abertura dos caminhos da vida, seja do ponto de vista material, mental ou espiritual.



Exu é entidade de luz com profundo conhecimento das leis magísticas e de todos os caminhos e trilhas do Astral Inferior. Não tem nada a ver com as imagens vendidas nas casas de artigos religiosos, com chifrinhos e rabos...

Exu não é o Diabo. São os guardiões, são os espíritos responsáveis pela disciplina e pela ordem no ambiente.

São trabalhadores que se fazem respeitar pelo caráter forte e pelas vibrações que emitem naturalmente. Eles se encontram em tarefa de auxílio. Conhecem profundamente certas regiões do submundo astral e são temidos pela sua rigidez e disciplina. Formam, por assim dizer, a nossa força de defesa, pois vocês não ignoram que lidamos, em um número imenso de vezes, com entidades perversas, espíritos de baixa vibração e verdadeiros marginais do mundo astral, que só reconhecem a força das vibrações elementares, de um magnetismo vigoroso, e personalidade forte que se impõem.



Essa, a atividade dos guardiões. Sem eles, talvez, as cidades estivessem à mercê de tropas de espíritos vândalos ou nossas atividades estivessem seriamente comprometidas. São respeitados e trabalham à sua maneira para auxiliar quanto possam. São temidos no submundo astral, porque se especializaram na manutenção da disciplina por várias e várias encarnações.



Muitos do próprio culto confundem os Exus com outra classe de espíritos, que se manifestam à revelia em terreiros descompromissados com o bem.

Na Umbanda a caridade é lei maior, e esses espíritos, com aspectos mais bizarros, que se manifestam em médiuns são, na verdade, outra classe de entidades, espíritos marginalizados por seu comportamentoante a vida, verdadeiros bandos de obsessores, de vadios, que vagam sem rumo nos sub-planos astrais e que são, muitas vezes, utilizados por outras inteligências, servindo a propósitos menos dignos. Além disso, encontram médiuns irresponsáveis que se sintonizam com seus propósitos inconfessáveis e passam a sugar as energias desses médiunse de seus consulentes, exigindo “trabalhos”, matanças de animais eoutras formas de satisfazerem sua sede de energia vital. São conhecidos como os quiumbas, nos pântanos do astral. São maltas de espíritos delinqüentes, à semelhança daqueles homens que atualmente são considerados na Terra como irrecuperáveis socialmente, merecendo o que as hierarquias superiores tomem a decisão de expurgá-los do ambiente terrestre, quando da transformação que aguardamos neste milênio.



Os médiuns que se sintonizam com essa classe de espíritos desconhecem a sua verdadeira situação. Depois, existe igualmente um misticismo exagerado em muitos terreiros que se dizem umbandistas e se especializam em maldades de todas as espécies, vinganças e pequenos “trabalhos”, que realizam em conluio com os quiumbas e que lhes comprometem as atividades e a tarefa mediúnica. São, na verdade, terreiros de Quimbanda, e não de Umbanda.Usam o nome da Umbanda como outros médiuns utilizam-se do nome de espíritas, sem o serem.



Os espíritos que chamamos de Exus são, na verdade, os guardiões, os atalaias do Plano Astral, que são confundidos com aqueles dos quais falei. São bondosos, disciplinados e confiáveis. Utilizam o rigor a que estão acostumados para impor respeito, mas são trabalhadores do Bem. São eles os verdadeiros Exus da Umbanda, conhecidos como guardiões, nos sub-planos astrais ou umbral.




Verdadeiros defensores da ordem, da disciplina, formam a polícia do mundo astral, os responsáveis pela manutenção da segurança, evitando que outros espíritos descompromissados com o bem instalem a desordem, o caos, o mal. Tem experiência nessa área e se colocam a serviço do bem, mas são incompreendidos em sua missão e confundidos com demônios e com os quiumbas, os marginais do mundo astral. Não exigem nem aceitam "trabalhos", despachos ou outras coisas ridículas das quais médiuns irresponsáveis, dirigentes e pais de sant oignorantes se utilizam para obter o dinheiro de muitos incautos que lhes cruzam os caminhos. Isso é trabalho de Quimbanda, de magia negra. Nada tem a ver com a Umbanda!





Trecho retirado do livro TAMBORES DE ANGOLA


Psicografia do Médium Robson Pinheiro - Ed. Casa dos Espíritos


. A LUZ é o oposto das TREVAS, que o Alto é o oposto do que está Embaixo, assim como o Bem é oposto do Mal;
2. Que religião é a manifestação da crença na existência de forças superiores divinas, consideradas como o Alto, a Luz, o Bem, por meio de doutrina e ritual próprios, que envolvem princípios éticos, prestando a essas forças superiores divinas o culto que lhe é devido;
3. Quem serve a LUZ é considerado pelas TREVAS como um inimigo;
4. Não é possível que alguma religião seja sustentada ao mesmo tempo pelo Alto e pelo Embaixo.
5. Não é coerente o indivíduo que pensa que em um sistema religioso possa se prestar culto ao ALTO e ao EMBAIXO, servindo a LUZ e as TREVAS ao mesmo tempo.
Sabemos, também, que Exu e Pombagira são os nomes de duas linhas de trabalho muito conhecidas da religião Umbanda e não sò pelos umbandistas. Como linhas de trabalho obedecem, sem qualquer tipo de exceção, a todos os princípios da religião e do que se entende por religião.
Portanto, servem à LUZ e jamais às TREVAS,

praticando sempre o BEM e nunca o MAL.

NÃO SE DEVE CONFUNDIR UM EXÚ OU UMA POMBAGIRA, VERDADEIROS TRABALHADORES DE UMBANDA, COM EGUNS FORA DA LEI, KIUMBAS, OBSSESSORES, SERES DO BAIXO ASTRAL - OS HABITANTES DAS FAIXAS SOMBRIAS, DAS TREVAS .



O que faz com exú seja sempre comparado a um espírito mal, é que nós em nossa ânsia, em nossa ganância, o incubimos de realizar trabalhos de vingança etc. Ele prontamente atende aos nossos pedidos, pois não possui noção de certo ou errado. Se pedirmos para ele se voltar contra alguém que nos fez mal, para ele não há maldade nisso, pois que estará lutando para defender uma pessoa. Mas quando dele é cobrado um mal causado, não é ele quem irá responder, e sim aquele que solicitou tal favor. Se assim não fosse, as leis divinas não estariam sendo respeitadas. E sabemos que destas leis, Ninguém escapa.

Tanto exú catiço como o orixá, carrega em seus pontos e em suas ferramentas o tridente, o que faz também com que seja visto como diabo. Mas esta é uma visão deturpada. O tridente que ele usa, representa tão somente os caminhos que temos que percorrer aqui na terra, bem como nossos mistérios, além de ser uma arma de guerra. Esta visão de tridente ser arma de lúcifer, veio com a imposição da igreja, às demais seitas. Se assistirmos um filme de gladiadores, veremos muitos deles usarem o tridente como arma, como a espada e outras mais.

Na mitologia Grega, Neptuno o rei dos mares usa tridente, como símbolo de realeza. Exú traz o tridente representando tão somente nossos caminhos e os mistérios que ele carrega consigo. Mas também, o tridente foi incorporado a ele, pois na África, seu fetiche é um cajado nodoso que usa para se transportar de um lado a outro, e um pênis de madeira, pois lá, ele é o orixá responsável pelo desejo entre o homem e a mulher, para que possam se reproduzir, sendo assim ele está de forma direta, ligado à reprodução humana, juntamente com Yemanjá e Oxum. A primeira por ser responsável pela geração de uma vida no útero materno, a segunda por ser responsável pela retenção do sangue, garantindo assim que a menstruação não expulsará o feto que Yemanjá está criando.

Como vemos, nada de satânico existe em exú, mas, se existir, posso garantir que o satanás, somos nós que o usamos para prejudicar a outros.


fonte; www.paipedrodeogum.blog.sapo.pt
***********************************************************************************

Os Exus Guardiões de Umbanda tem Luz sim, pois além de atuarem em Planos Superiores, também atuam em faixas vibratórias tão negativas e densas que somente sendo muito bem preparado para percorrer toda e qualquer faixa das sombras às trevas, lugares totalmente insalubres, resgatando amorosamente os espíritos caídos, guardando médiuns e Templos de Umbanda, que por Trabalharem contra as trevas, sofrem ações reativas dessas hostes, blindando com total maestria e dedicação por terem e serem Entidades de Luz.

São os Guardiões que atuam na vida das pessoas ajudado na eliminação dos desequilíbrios e vícios dos seres, ativando o que é de merecimento e o necessário para sua melhora. São os Executores da Lei Divina.

Exu Guardião de Umbanda é quem abre nossos caminhos e também fecha quando nos encontramos em estado de obsessão e desequilibrados. É essa força Exu que atua sobre o negativo de qualquer pessoa tentando equilibrar essa ação desarmônica.

Exu Guardião de Umbanda não faz,
não participa e não orienta nenhum
tipo de “trabalho” negativo.

Logo, se algum Exu estiver orientando ou fazendo algum tipo de magia negativa, saiba com certeza! Que esse espírito não é um Exu Guardião de Umbanda, pois quem realmente faz esses trabalhos negativos são os quiumbas e eguns, mercadores “freelancers”, afinizados com os interesses escusos dos encarnados que passam bem longe da Luz do Mestre Jesus, se passando por Exus, dando nomes de Exus e se aproveitando do desequilíbrio do médium para fazer e ensinar o mal, cobrando e ameaçando pessoas, que por afinidade, também querem se locupletar, a usar e dominar as outras pessoas e situações.

Nesses casos, todos os envolvidos responderão aos Tribunais de Luz do Astral, a pequeno e médio prazo, atualizando e respondendo pelos seus débitos Kármicos. Isso é a Lei Maior: Plantar e Colher!



Exu Guardião de Umbanda executa somente aquilo que for de merecimento e de necessidade para o Ser, segundo a Lei Maior Divina.


Na Umbanda não há matança de animais
nem trabalhos de amarração e muito
menos não existe nenhum tipo de cobrança.


Não existe barganha na espiritualidade superior! Existe na inferior! A escolha e responsabilidade Kármica é sua! Mas, não diga que foi na Religião de Umbanda que você fez essa barganha com a escuridão! Mesmo que o dono do lugar se diga Umbandista e se apresente como Pai no Santo.

Irmãos de Fé, lembrem-se: Umbanda é caridade! Amor incondicional! Respeito às Leis de Deus e ao nosso Mestre Maior Jesus!
Umbanda é a Luz que nos guia rumo
à Fraternidade Universal!



Nenhum comentário:

Postar um comentário