quinta-feira, 19 de julho de 2012

CROMOTERAPIA

Cromoterapia é o tratamento realizado nos corpos físico, emocional, mental e espiritual, utilizando a energia luminosa colorida, para restabelecer o equilíbrio. Esclarecendo, cromoterapia é a prática da utilização das cores na cura de doenças. A Cromoterapia tem como princípio usar as cores para tratar o duplo etérico e os chacras que nele se situam. Quando os chacras funcionam de forma harmoniosa, eles mesmos recuperam a saúde do corpo físico.

Vem sendo utilizada pelo homem desde as antigas civilizações, como no Egito antigo, nos templos de luz e cor de Heliópolis, como também na Índia, na Grécia, na China, onde suas aplicações terapêuticas foram comprovadas através da experimentação constante e verificação de resultados. Atualmente há estudos onde se determina qual a cor mais adequada para ambientes de estudo, ou de trabalho, ou hospitais, etc.

 Duplo etérico é a cópia do corpo físico e localiza-se a mais ou menos 2 cm do corpo físico (é o corpo de interesse da Cromoterapia). Formado de fluido vital, o duplo etérico se decompõe junto com o corpo físico após a morte.

A Cromoterapia é um trabalho que exige equilíbrio e concentração da parte do aplicador e do paciente também precisa concentrar-se para receber e absorver o máximo de energias que lhe são transferidas. Por isso, é importante que antes do início da aplicação seja feita concentração por parte do aplicador e do paciente, elevando seus pensamentos a Deus.


Funções das Cores


<><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><>

Azul

É uma das mais importantes; sua ação terapêutica é regeneradora, reajustadora, calmante e analgésica. É também utilizada para eliminação de gases, tanto estomacais quanto intestinais.

Azul índigo

É uma cor utilizada para coagulação, controle de hemorragias, ferimentos e até perda de líquido amniótico. Se juntarmos a esta a cor lilás, agirá como cauterizador.

Verde

Funciona em toda a área do abdômen; dentro de suas múltiplas funções, pode agir também sobre o sistema muscular, artérias, veias e vasos, como energia dilatadora. É usado também nos problemas de infecção óssea (artrite, artrose e osteoporose). É também calmante e equilibrante. Ajuda no crescimento das crianças, restabelece o equilíbrio hormonal na infância; harmoniza os processos físicos e mentais. A cor verde não tem contra-indicação.

É usada para tratamentos localizados. (mão, braço, pernas, pés, coluna, etc.)

Amarela

Usado no tratamento de arteriosclerose. É estimulador das células nervosas do cérebro, usada também para doenças do coração (exceto hipertensão), prisão de ventre e memória fraca. Combinado com o rosa e o azul, serve para eliminar cicatrizes e manchas na pele.

Rosa

Também pode ser usado no tratamento cardíaco, funciona como queimador de gorduras, eliminador de impurezas;

Lilás

Usado em crianças pequenas em alguns casos. Vitaliza todo o sistema nervoso e desintoxica os centros nervosos. Substitui a cor violeta.

Violeta

Estimula e ativa o metabolismo de cálcio que atua na formação hormonal; é usado no tratamento do sistema reprodutor (câncer, inflamações) usado também nos casos de fissuras e traumatismo. Não deve ser usada em pessoas extremamente emotivas.

Vermelha


É uma cor revigorante; é usada em casos de apatia, baixa resistência. Não deve ser usada em pessoas muito idosas, que tenham pressão alta, febre, inflamações, em pessoas violentas, psicóticas ou agitadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário