domingo, 12 de agosto de 2012

INICIAÇÃO DOS REZADORES

As rezadeiras podem ensinar esse ofício para qualquer pessoa?

-Não, as mulheres só podem ensinar a homens e o homem só pode ensinar para mulher, além disso essa tradição só poder ser passada para alguém da família.
REZADEIRA DONA DONZILHA - ALAGOINHA PE



Essa afirmação talvez tenha origem na antiga bruxaria iberica, onde existia esse costume de homem bruxo iniciar a jovem menina ou moça na bruxaria, enquanto que era tarefa de uma bruxa mulher iniciar um rapaz/homem.
E também isto de ser um aprendizado em família, onde o tio incia a sobrinha, o pai a filha, o avô a neta, o irmão mais velho a irmã mais nova e respectivamente no sexo oposto mãe/filho, tia/sobrinho,etc., é caracteristico de alguns clãs de famílias bruxas europeias.

No entanto, muitas rezadeiras e benzedeiras brasileiras foram iniciada por mulheres,que tanto poderiam ser parentes( geralmente, mãe ou avó) como também uma senhora da localidade iniciar uma mulher mais jovem que tivesse interesse em aprender.

Fica aqui um fator bom para estudos e pesquisas.

Eu, particularmente, fui iniciado na cartomancia por uma tarologa e no benzimento recebi ¨mão de passe¨ de uma entidade espiritual mulher que é minha mentora(sim, sou homem benzedor e minha guia de frente é entidade feminina).
Em vários cursos e aprendizados que eu tive fui iniciado por mestras mulheres(reiki,terapias holísticas, estudos kardecistas,etc.).

Mas creio que a probabilidade que eu tenha de ensinar e iniciar uma mulher(não agora, que ainda sou ¨jovem¨ para um benzedor) é muito mais por causa da raridade em se encontrar homem que se interesse pelo tema do que por uma exigencia futura minha.

No entanto, várias comunidades de bruxas e ocultistas feministas, a iniciação é sempre de mulher para outra.(como na foto abaixo, grupo coven wicca só de mulheres)






Nenhum comentário:

Postar um comentário