O Catimbó e uma forma diferente de sincretismo, nessa crença também se chama 
caboclos e pretos velhos, mais Catimbó legítimo tem como maior os malandros, que 
são chamados mestres. O Catimbó nasceu de uma mistura, de crenças de índios e 
catolicismo e bruxaria europeia. Em uma roça de Catimbó e comum o mestre 
catimbozeiro fazer o bem e o mal, porque ele conhece bem o poder da bruxaria 
europeia, esses mestres usam orações fortes, mandingas, e oferendas. Mais também 
será visto vários santos Católicos e orações católicas.
O lugar onde o 
Catimbó e mais conhecido e no nordeste brasileiros, existia lendas, que em 
algumas cidades, mestres catimbozeiros poderiam fazer uma pessoa se tornar um 
animal. Outras Historias contam que pessoas que iam com falta de respeito, 
ficavam vagando como zumbis sem feição de vida, outros diziam que os mestre 
dessa crença poderiam ficar invisível aos olhos de seus inimigos. Existem várias 
lendas que envolvem o famoso Catimbó ; que na realidade e uma espécie de 
Umbanda, que tem seus rituais envolvente e alegres, onde chamam seus mestres 
para ajudar a quem precisa.
De acordo com o Novo Dicionário Aurélio da língua 
portuguesa, Catimbó, é uma variação da palavra Catimbau que significa “Prática 
de Feitiçaria” ou baixo espiritismo.
Entretanto, Catimbó significa muito mais 
que esta simples definição acadêmicas. Na verdade, o Catimbó está misturado á 
vida do nosso povo que podemos encontrar palavras oriundas, como por exemplos 
catimba etc.
Existem documentos comprovando a existência de inúmeras práticas 
de magia no Nordeste brasileiros, desde o ano de 1781. O primeiro volume de 
documentos relativos ás atividades do Santo Ofício no Brasil registra vários 
casos de bruxas portuguesas. Suas práticas podem ter recebido influências 
africanas, em essência; foram expressões do satanismo europeu que ainda hoje se 
encontram entre nós, misturadas à feitiçaria africana ou indígena.
Em 
Portugual a bruxaria chegou a envolver a vida de pessoas ilustres e cultas. O 
amor foi grande motivo em torno do qual sempre girou a bruxaria. Já em 
Portugual, havia feiticeiros, bruxas, benzedeiras, especialistas em sortilégios 
afrodisíacos, os quais eram necessários aqui na colônia, já que eram muitos os 
problemas a serem resolvidos.
O caboclo, o sertanejo nordestino, analfabeto, 
mas curioso e inventivo com as suas coisas, foi juntando, daqui e dali, usos 
orações, fórmulas, mandingas e segredos, e passou a usá-los em seu próprio 
benefício. O Catimbó, portanto nasceu espontaneamente, com um sicretismo forte e 
natural do uso e costumes nordestinos, recebendo as cores da terra e a fé.
Ao 
observamos as atividades dos praticantes do Catimbó, encontraremos nitidamente a 
influência da cultura africana, indígena e européia, mesclada nos costumes 
nordestinos. Alguns hábitos das mulheres trazerem ao pescoço, durante a 
gravidez, pedras d'ara dentro de um saquinho; o cuidado de não passarem debaixo 
de escadas quando estiverem grávidas, sob o risco dos filhos crescerem;o hábito 
de pedir a Nossa Senhora do bom parto, Nossa Senhora do Bom Sucesso, no sentido 
de um parto menos doloroso. depois de atendido o pedido era dado o nome de 
Maria, por isso existem tantas Marias. Lembrando que o Catimbó e uma qualidade 
de Umbanda, e seu crescimento e surgimento também veio da luta e necessidade de 
uma fé.
FONTE  www.misteriosumbanda.blogspot.com.br
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário