quarta-feira, 1 de agosto de 2012

A POPULARIDADE DE IEMANJÁ

 
Iemanjá é a majestade dos mares, Senhora da Calunga Grande (mar) também conhecida como Senhora da Coroa Estrelada ou Janaína (do tupi-africano) é a deusa do mar e protetora das mães e das esposas, representando a mãe que protege os filhos à qualquer custo, a mãe de vários filhos, ou vários peixes. Adora cuidar de crianças e animais domésticos. À ela também pertence a fecundidade e a proteção aos pescadores e jangadeiros.


A irradiação de Iemanjá em nossas vidas se manifesta naquela necessidade que temos de saber se aqueles que amamos estão bem. É a dor pela preocupação, é o amor ao próximo, principalmente em se tratando de um filho, filha, pai, mãe, outro parente ou amigo muito querido. É a preocupação e o desejo de ver aquele que amamos à salvo, sem problemas, é a manutenção da harmonia do lar.



Iemanjá é o Orixá que rege nossos lares, nossas casas. É ela quem dá o sentido da família às pessoas que vivem debaixo de um mesmo teto. Ela é a geradora do sentimento de amor ao seu ente querido, que vai dar sentido e personalidade ao grupo formado por pai, mãe e filhos, tornando-os coesos. Rege as uniões, os aniversários, as festas de casamento, todas as comemorações familiares. É o sentido da união por laços consanguíneos ou não.



Num Templo de Umanda, Iemanjá atua dando sentido ao grupo, à comunidade ali reunida e transformando essa convivência num ato familiar criando raízes e proporcionando sentimento de irmão para irmão em pessoas, que há bem pouco tempo, não se conheciam.

Inspira o sentimento de pai para filho ou de mãe para filho, nos relacionamento dos Babalorixás (Pais no Santo) ou Ialorixás (Mães no Santo) com os Filhos no Santo.

Oxalá é o Pai da Umbanda e Iemanjá
é a Grande Mãe da Umbanda.


Lembrando aos Irmãos de Fé, que a Umbanda tem na natureza seu grande altar, e por isso, todo os Umbandistas devem respeitar esses sítios sagrados preservando-os para as futuras gerações.

Irmãos de Fé, previlegiem as oferendas que não atentem contra a fauna e flora. O exemplo nós devemos dar e com ele a demonstração de amor e respeito que dedicamos para com os nossos Orixás e Guias de Luz! Umbanda é ecologia!



 

Oração para Iemanjá



Iemanjá senhora que governa as águas, derramai por sobre a Humanidade a vossa proteção, fazendo assim, ó divina mãe, a limpeza das águas do mar em seus corpos materiais limpando suas auras e incutindo em seus corações o respeito e a veneração devida à essa força da natureza que simbolizas.

Fluidificai nosso espírito e descarregai nossa matéria de todas as impurezas que tenhamos adquirido. Permiti que vossas Falanges nos protejam e amparem, assim o fazendo com toda a Humanidade, nossa Irmã.


Nenhum comentário:

Postar um comentário