domingo, 16 de setembro de 2012

BRUXARIA E BENZEDEIRA

A BRUXARIA TRADICIONAL E A BRUXARIA MODERNA


Há uma grande confusão, entre os leigos, acerca de bruxaria tradicional e da moderna.


A bruxaria tradicional tem suas raízes aprofundadas através do período pré-histórico, podendo ser considerada em parte irmã e em parte filha de antigas práticas e cultos xamânicos. Historicamente, tal e qual os xamãs, o papel social das bruxas tradicionais era basicamente dividido entre a prestação de auxílio à população na cura de problemas de saúde (problemas da carne, da psiquê e do espírito) e o contato com os espíritos dos mortos e dos deuses (encaminhamento de espíritos recém-desencarnados a seu destino, obtenção de favores da Deusa e/ou dos Deuses, previsões do futuro para facilitar a tomada de decisões tanto no nível pessoal quanto para a comunidade - neste último caso a leitura do futuro seria para os chefes).
A bruxaria moderna, por outro lado, embora se relacione firmemente com a Bruxaria tradicional, surge historicamente com Gerald Gardner, com a criação da Wicca no ano 1950 da Era Comum.


FONTE;www.hyllannaabruxa.blogspot.com.br
 

DO ANTIGO XAMANISMO ORIGINOU-SE A BRUXARIA TRADICIONAL.
POR SUA VEZ, NA CULTURA CELTA PORTUGUESA, ESSA BRUXARIA FOI ABSORVIDA E RECICLADA COM O CATOLICISMO MEDIEVAL.
BRUXAS(OS)  PORTUGUESAS(ESES) TROUXERAM PARA O BRASIL ESSE CONHECIMENTO PAGÃO/CRISTÃO (???!!!) QUE ORIGINOU O CATIMBÓ E AS TRADIÇÕES BENZEDEIRAS BRASILEIRAS.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário