sábado, 29 de setembro de 2012

BENZEDEIRA CONFORME UM PADRE

 

A palavra benzer que significa “dizer uma palavra boa, dar uma bênção, abençoar alguém”. E isso está liberado para qualquer pessoa desde que o faça em nome de Deus. Um pai, uma mãe não pode abençoar os filhos? E eu vou mais à frente dizendo a você que Deus, no seu infinito amor por nós, pode distribuir e distribui o carisma da bênção e até mesmo da cura para alguns de seus filhos para que eles ajudem seus irmãos. Eles bendizem, abençoam seus irmãos em nome de Deus.
Agora, eu estou falando de pessoas sérias e santas, gente de oração, que se alimenta da Eucaristia e da Palavra de Deus. É preciso cuidado, porque há muita gente que “cobra” pela “bênção” que dá. Há muita gente que mistura rezas cristãs com elementos de cultos não cristãos. Há muita gente que em vez de espalhar a bênção de Deus semeia o medo, o ódio. Desses devemos fugir mesmo.
 
 
Repare que o padre católico é a favor da atuação desde que não exista a mistura com orações e práticas de cultos afrobrasileiros e xamânicos, o que é compreensível no sentido de ¨legitimização¨ do ato de benzer dentro de um segmento religioso. Porém o povo brasileiro é muito sincrético, muito centrifugador de sentimentos espiritualistas, por isso sempre existirão tembém  os benzedores/rezadores que misturam o catolicismo popular com outras práticas. Desde que essas pessoas façam o bem ,dentro da lei Maior, não vejo nada que inviabilize a manifestação dessa vocação para auxiliar o próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário