sexta-feira, 17 de maio de 2013

DIFERENÇAS; FIRMEZA, ASSENTAMENTO.

FIRMEZA -

É um altar que voce pode dedicar a um santo católico, guia de umbanda,orixá,divindade.
Quando se firmam forças, firmamos o que vem do mundo espiritual(santos católicos, guias,mentores)
Quando se firmam poderes, firmamos o que vem do mundo divino(Orixás, anjos).

ASSENTAMENTO -

É um altar poderoso, onde são assentados o poder e a força de um guia, orixá. Os assentamentos são mais para as religiões,são complexos e mais intensos do que as firmezas.
Na Igreja Catolica, um santuário de devoção de um santo é um ¨assentamento¨ desse santo.
No terreiro umbandista existem os assentamentos do pai de santo e dos filhos de santo que trabalham no terreiro.É um portal magístico.
Na residencia do pai de santo e dos filhos de santo, cada um deles pode ter um assentamento do seu respectivo Orixá de cabeça.Mas não é recomendável que esse médium transforme a cozinha da sua casa num mini-terreiro e fique ¨recebendo¨ guias em sessões domésticas.

Se um médium que foi iniciado na Umbanda não quiser mais frequentar seu terreiro ou nenhum outro terreiro, ele pode fazer um quartinho no quintal de sua casa ,por exemplo e aí ele vai trabalhar ¨autônomo¨.Ele pode usar preceitos que ele aprendeu no centro, mas legalmente ele não pode dizer que ¨abriu seu proprio centro¨ pois ele não é sacerdote, ele foi iniciado como filho de santo, mas não como pai de santo.
Nesse caso ele vai de assumir publicamente para fazer seu trabalho de caridade uma condição que no Brasil chamaríamos de um ¨vidente¨ ou sensitivo,mas ele deverá mostrar uma séria conduta e uma ética exemplar, além de ter um senso de realidade de que, não mais frequentando um centro ele fica sem fazer parte da egrégora daquele centro, ele fica avulso.
Ou seja, ele não terá o apoio do assentamento do terreiro para sua evolução pessoal, mas terá todo o apoio de seus guias, principalmente se esses guias aprovaram o divórcio desse filho de santo do terreiro original.
Isso é comum quando o terreiro pratica magia negra, ou faz ¨macumbinhas do mal¨ mediante pagamento em dinheiro, desvirtuando-se dos preceitos originais da Umbanda. Aquele médium honesto e que não comunga desse tipo de conduta, retira-se e seus guias o amparam.
No Nordeste do Brasil se usa o termo de que esse médium vai ¨botar mesa¨ em sua casa, reciclando uma antiga tradição xamânica nordestina, o Catimbó.

O que a benzedeira pode fazer?
O altar de uma benzedeira são as firmezas dos santos católicos de devoção dela.
A benzedeira pode firmar um guia espiritual da Umbanda em sua salinha de benzimento, mas não é recomendável um assentamento de Orixá( a não ser que ela seja uma filha de santo iniciada).
Pode ser que uma benzedeira seja simpatizante da Umbanda e pode-se pedir para um pai de santo para ele benzer um assentamento em sua sala. Mas isso não faz da benzedeira uma filha de santo.

O mundo espiritual não pertence a nenhuma religião.Se um preto velho se interessa pelo salutar e benéfico trabalho de caridade de uma benzedeira, esse guia vai se aproximar dela, e mesmo ela não frequentando centro umbandista, ele vai auxiliá-la em seus benzimentos.
mas se essa benzedeira tiver a mediunidade de incorporação e passar a ¨receber¨ um guia em casa, deve-se procurar um centro umbandista para desenvolver essa mediunidade no centro, podendo continuar a manifestar a mediunidade de benzimento estrita na sua residencia.
Caso o pai de santo aprovar um assentamento na residencia da benzedeira, ela poderá receber entidades em sua casa, com a supervisão desse pai de santo que a acompanha no centro(isso é raro).
Se a benzedeira quiser ser médium de incorporação avulsa, ela terá de ser autodidata, ler muitos livros, fazer cursos e ter bom senso de suas limitações.

Um comentário:

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