quinta-feira, 30 de junho de 2011

CULTO MARIA LIONZA




O Culto Maria Lionza é uma religião da Venezuela, com características semelhantes da Umbanda brasileira, mas bem diferente desta e de outras manifestações afro-caribenhas no seu modo de se expressar liturgicamente.
Uma característica é o ritual de incorporação feito no solo,num terreno natural sem alvenaria,para se entrar em contato com forças espirituais através do solo, do planeta.
Ou seja, é impossível a prática do culto completo numa sala de alvenaria com piso,cimentado.
Assim como em varios outros cultos sul-americanos, a maioria dos médiuns são mulheres,que desenvolvem sem a obrigação de roupas especiais,usam roupas comuns do dia-a-dia.No culto, não existe um uniforme especial, apenas em ocasiões especiais,e mesmo assim para alguns dos membros participantes .


  As mulheres usam shorts ou calças tipo algodâozinho e camisetas sem manga , ¨tops¨ ou miniblusas, o mesmo tipo de roupa que usam no cotidiano de donas de casa , faxineiras , secretarias domesticas.
 Quando uma médium é de classe média, ela procura usar roupas simples para não ostentar vaidade, mas também por uma questão prática, pois durante o ritual de incorporação, é borrifado uma mistura de cachaça com água, ou cachaça pura dependendo da entidade, e depois os médiuns tomam um banho num rio ou cachoeira, daí a necessidade de roupas simples.
  Já os homens médiuns, muitos deles usam apenas uma bermuda e sem camisa.




Existem capelas onde são feitas oferendas, acendem-se velas, com altares enfeitados de flores e retratos ou imagens das entidades espirituais.

capilla de yaguara






procissão









A influencia do Culto Maria Lionza em algumas benzedeiras/rezadores de outros países, está na falange dos médicos,ou seja, médicos, enfermeiros que morreram e se tornaram objeto de veneração pública do povo,independente de canonizaçao da Igreja Católica. Um dos mais conhecidos é o Dr. José Gregório Hernandez.


Nenhum comentário:

Postar um comentário