sexta-feira, 24 de agosto de 2012

PROTEÇÃO DE ENERGIAS NEGATIVAS

Sua proteção é você mesmo quem faz. Por isso, não adianta agir de forma negativa, baixar seu nível vibratório e depois rezar, pedir proteção e ajuda. Nenhum mentor espiritual poderá ajudá-lo efetivamente se você desconhece, (ou se conhece a ignora), a Lei da Afinidade (os semelhantes se atraem), uma das Leis Universais.
De acordo com essa lei é seu padrão de energia que irá determinar sua proteção contra os ataques, os assédios espirituais dos seres das trevas. Portanto, qual é a qualidade de sua energia? Que energia você irradia? É a energia que você emana que dará, ou não, acesso aos seres das trevas.
Sendo assim, para que o obsessor espiritual prejudique o obsidiado, ambos precisam consentir, tem que haver um laço de reciprocidade. E qual é esse laço?
É a ira, o ódio, o desejo de vingança, o sentimento de inferioridade, a rejeição, o medo, etc.. Nunca é demais lembrar que, da mesma forma que o amor une, o ódio também une.

Quem odeia, pensa o tempo todo na pessoa execrada, tanto quanto quem pensa sem parar na pessoa amada. Portanto, esses laços de amor, ou ódio, quando encontram reciprocidade, ou seja, quando duas ou mais pessoas compartilham os mesmos sentimentos, acabam por se unir, atraindo-se mutuamente. É assim que funciona a Lei da Afinidade.
Portanto, o assédio espiritual só ocorre porque o assediado -embora não tenha consciência- de alguma forma está ligado energeticamente ao ser espiritual que o assedia, pois ambos estão sintonizados na mesma faixa vibracional.
Desta forma, se o assediado não mudar suas atitudes, não sair dessa vibração, o assédio espiritual irá continuar. Na maioria dos casos, a relação obsessor e obsidiado é algo secular ou mesmo milenar. Por isso, concordo plenamente com a doutrina kardecista quando se refere à reforma íntima, isto é, a necessidade de se fazer um trabalho interior de autoconhecimento para que possamos identificar e mudar -ou pelo menos atenuar- maus hábitos e imperfeições, traços ruins de personalidade, tendências negativas que trazemos de outras encarnações, tais como egoísmo, arrogância, prepotência, maledicência, sentimentos de inferioridade, culpa, baixa auto-estima, autodesvalorização, ganância desmedida, vícios, fobias, etc..

São esses maus hábitos e imperfeições que realimentam, que nos tornam vulneráveis aos ataques dos obsessores espirituais. Vale dar aqui duas dicas, sugestões de como se proteger dos assédios espirituais:
- Não criticar ninguém: não apontar as falhas e os defeitos alheios. Pode acontecer daquela pessoa que você mais critica vir a ser a que mais lhe dará apoio num momento mais doloroso de sua vida;
- Não julgar, não condenar ninguém.


fonte; www.tunossacasa.net.br

FAÇA UM ALTAR DE POMBAGIRA EM CASA

 
POMBAGIRA RAINHA DAS SETE ENCRUZILHADAS


Este altar é para mulheres que pretendam entrar em contato com sua pombagira guardiã mas não sabem qual é o nome ou falange a que ela pertence.
Voce não precisa ser médium para ter um altar desses em sua casa.è muito útil para toda mulher que trabalha com setores da beleza, moda, estética, artes,dança, música, e para homens que estejam nestas áreas profissionais também.
O simples fato de ser mulher(principalmente se for uma mulher bonita, vaidosa) já justifica ter um altar desses.

Voce vai precisar de:

- Uma imagem da Pombagira Rainha das 7 encruzilhadas

- Uma pedra de quartzo cor de rosa(pode ser pequena)

- uma garrafinha ou copinho de vidro transparente para servir de vasinho para flores( por exemplo, uma garrafinha vazia de leite de coco ou de azeite, lave com sal grosso)

- rosas cor de rosa, ou de qualquer cor

- velas cor de rosa(qualquer tamanho)

- 1 portavelas ou castiçal

- varetas de incenso de alfazema ou de rosas,verbena,erva doce, anis,lírio

- um portaincenso de qualquer tipo/material

- flores em geral:lírios, jasmim,rosas, verbena, violeta(todas as cores)

- um copo de vidro que será separado para ser usado apenas nesse altar, para colocar água mineral( pode ser um copo de requeijão vazio, lave com sal grosso e passe a usar somente no altar)

- um pano branco para forrar como se fosse uma toalhinha, pode ser um pano de prato que nunca tenha sido usado antes.
PODE SER SIMPLES DESDE QUE SEJA DE TECIDO NATURAL, ALGODÃO.

Este altar , a rigor, é um altar do Mistério sustentador das pombagiras- O Mistério do Amor.
Um típico altar de pombagira seria feito do lado de fora da casa, com outros elementos e artigos, objetos,vela vermelha, que não estão na lista. Mas deixe esse tipo de altar para as mulheres e homens que são médiuns umbandistas e que recebem pombagira no terreiro.

Esse altar sugerido é um altar esotérico, que poderá ser visto como um altar para a deusa Vênus, o planeta da astrologia que rege o Sagrado Feminino, (junto com a Lua).
Se for na visão umbandista seria um altar para a orixá feminina Oxum(a Rainha das Águas Doces).
Se for numa versão católica poderia bem ser para Nossa Senhora da Rosa Mística.

A imagem de pombagira pode ser pequena, de 20cm de altura, ou se tiver espaço disponível e achar bonita, pode ser uma grande de 1 metro ou mais, tanto faz. É indicado a Rainha das 7 Encruzilhadas pois ela circula em todas as irradiações de todas as falanges(simbolicamente é a ¨pombagira de todo mundo¨). Quando voce descobrir de qual falange é sua pombagira podera comprar uma imagem especifica dela(Maria Padilha, Maria Molambo,Cigana da Estrada,Maria Navalha, etc).
Mas voce não precisa obrigatoriamente ir em busca dela, se quiser fique somente com este altar feminino.
Não tem obrigação nenhuma de participar de cultos de umbanda só por que fez este altar em casa.
Nem de fazer despacho na encruzilhada, nada disso, muito menos sacrifício de galinha ou animais, entidade de magia branca não faz isso.

Voce não precisa montar o altar com tudo isso de uma vez, pode ir fazendo aos poucos, pode ser que voce tenha sonhos, onde aparece uma mulher dizendo para colocar tal objeto no seu altar, de tal cor. Então é sua pombagira que está se comunicando, veja ela como uma espécie de ajudante do seu anjo da guarda, não tenha medo dela.
São as pombagiras que defendem as prostitutas de várias enrascadas,
são elas que ajudam cabeleireiras, manicures,maquiadores,
são elas que protegem as bailarinas que atuam em bandas de forró, funk, axé,todos os ritmos musicais, e também as cantoras,modelos, 
de um modo geral, quem trabalha na noite, garçons, barman, bargirl,atendentes de palco dos programas da tv, atrizes (de teatro, cinema, tv, porno),
elas gostam de ajudar quem trabalha ajudando mulheres: ginecologista,assistente social, psicólogas, funcionárias de presídios femininos, as próprias detentas desses presídios. pombagiras de Iansã, gostam de auxiliar e proteger policiais femininas(mesmo se essa policial for catolica ou evangelica e não acreditar em espiritualismo).

È por isso que os umbandistas,cartomantes e alguns esotéricos zelam pelas suas entidades exús e pombagiras, pois elas protegem como se fosse um guarda costas do médium. Como os médiuns tem compromissos cármicos com essas entidades, então eles precisam de rituais mais elaborados e complexos.
Mas para uma mulher que não é umbandista nem ¨bruxa¨(se bem que dizem que toda mulher é bruxa), um altar como esse já é suficiente.
Acenda uma vela cor de rosa com o copo com agua mineral do lado, faça seu pedido seja lá qual for o motivo(desde que não seja para fazer mal aos outros).
Quando a vela acabar, jogue fora o resto de parafina e a água no tanque ou na pia do banheiro, e abra a torneira por uns 3 segundos para levar essa agua embora.
As flores também ,quando murcharem ,renove a agua do vasinho e preste atenção para não deixar agua parada por causa do mosquito da dengue, coloque areia no fundo do copo/vaso, mas lave essa areia antes com sal grosso.
Tudo o que voce for colocar no altar e puder ser lavável, lave com sal gosso antes(sal misturado com água), ou pelo menos só com água corrente do tanque da lavanderia.Se quiser faça um chá de camomila sem açúcar, espere esfriar e lave a imagem e os apetrechos.
Se quiser ,coloque uma xícara de chá de camomila no altar , acenda uma vela cor de rosa e peça para sua pombagira abençoa-lo e depois beba esse chá(com ou sem açúcar ou adoçante,como queira).
Se voce estiver com algum problema ginecologico, faça um copo de suco de caju sem açúcar, peça para a pombagira abençoar no seu altar com uma breve oração(para não perder o efeito medicinal do cajú) depois faça uma lavagem vaginal com esse suco(mas tem de ser suco natural da fruta, em garrafa tem conservantes que podem fazer mal)
Enfim, use esse altar para várias coisas como , abençoar um perfume novo que voce comprou, mas coloque longe da vela, para evitar combustão do álcool do perfume), ¨abençoar calcinha nova para simpatia de arranjar namorado(mas lave a calcinha antes, para tirar energia negativa da loja ou comércio)

A lavanderia e o banheiro, são os lugares da casa por onde saem as energias(boas e ruins).
A cozinha e os altares são por onde entram energia boa na casa.( o fogo do fogão e a luz das velas,(templos budistas,centros de umbanda/camdomble, altar da igreja com aquela vela enorme do círio, entenderam porque tanta vela nesses locais)).

 
NOSSA SENHORA DA ROSA MÍSTICA




quinta-feira, 23 de agosto de 2012

MAGIA DE PROTEÇÃO, EN ESPANÕL


MAGIA BLANCA ÚTIL EN CASOS DE OBSESIÓN
MAGIA PARA APARTAR UN INIMIGO O UN ESPIRITU OBSESOR
1- Tachar en solo con una tiza o pemba blanca una estrella de cinco puntas ( simbolo de salomon)
2 - Tachar 5 cruces, una cruz en cada punta de la estrella
3 - Encender y fijar una vela blanca común en cima de cada una de las cinco cruces
4 - Encender en el centro de la estrella un velón de siete dias( color violeta)
5 - Hacer esta invocación:
Yo evoco Dios,
Evoco los Divinos Tronos,
Evoco suya Ley Mayor y suya Justicia Divina
Asi como evoco todos los Tronos Divinos
asegurados en este símbolo sagrado
y voy pedir que las fuerzas de mi adversario( o obsesor espiritual)
sucedem-se quebrantadas
y él pase retirado para siempre de mi vida
olvidando-me y dejando-me en paz a partir de ahora.
Amén

domingo, 19 de agosto de 2012

VISÃO ACADEMICA SOBRE REZADEIRAS


A rezadeira Maria, aos 97 anos de idade, apesar de inicialmente ter se demonstrado um
pouco “tímida” em assumir sua relação com os cultos afro-brasileiros, em um dado momento da
entrevista deixou “escapar” o seguinte depoimento:


Hora mais e muito, várias vez (fazendo menção a participação no Candomblé).
Fazia presépio com um monte de santo. Acendia três fogueira no ano. Eu dava
caruru de Cosme e Damião, eu recebia o santo, mas hoje parê tudo, parê tudo! Já
esqueci tudo, esqueci a metade. O juízo não ta dano mais pra isso, não tô andano
boa! Oh Deus!


16

A Srª Maria ao começar a falar sobre o assunto demonstrou uma relativa empolgação,
inclusive relatou algumas situações em que na sua concepção faz menção aos cultos afrobrasileiros,
mas que diz respeito a elementos integrantes da cultura portuguesa e presentes entre os
habitantes do Recôncavo como: a construção do presépio, a confecção de fogueiras. Contudo, a
oferta do caruru de São Cosme e Damião, seguido do “recebimento” do santo é marca atuante da
cultura afro-brasileira. Tal descrição nos remete a perceber um misto de práticas existentes também
no catolicismo popular e que, por sua vez, trás elementos dessas concepções culturais negras, a
saber, do festejar do santo seguido da incorporação dos espíritos na própria festa.
Para muitos, a categoria de rezadeira está associada a um grupo de mulheres idosas e
católicas
17, o que serve para justificar a cautela de algumas pessoas em assumir seu vínculo com o
Candomblé – por exemplo. É inegável que a projeção que a sociedade faz dos indivíduos, exerce
influência em diversos momentos da vida. Contudo, é válido ressaltar que outras imagens acerca
das rezadeiras também se faz presente na sociedade, esta se refere a rezadeira que reconhece a
influência de outras origens da benzeção, ressaltando a participação das tradições africanas no
processo.

Rezo de tudo minha fiá, com os poderes de Deus! Meu corpo ta doente, mas minha
mente não! Tenho amigo do Candomblé, mas não sou do Candomblé! Sou católica,
acredito nas forças da Virgem Maria. A gente tem que escolher um caminho só!

18
A fala deixa transparecer uma ligeira recusa da rezadeira Celininha a manter relações de
aproximações com a cultura afro.
Assim, no contexto das benzeções definir até que ponto o culto aos santos gêmeos trazem
elementos do mundo afro-brasileiro ou do catolicismo popular é uma empreitada difícil de se
resolver, contudo dentro desse universo é possível identificar elementos presentes nessas duas
tendências culturais. Ora a rezadeira tida como católica recorre a uma médium – denominação mais
amena, para muitas depoentes, que curandeira – ora freqüenta assiduamente as igrejas católicas.
Não é objetivo do artigo pensar a identidade das rezadeiras de forma determinista ou
isolada, mas trazer a tona determinados elementos do cotidiano dessas rezadeiras para que só assim
possamos ter uma ligeira projeção de sua vida. Entendo que pelo fato de determinada rezadeira se
declarar pertencente à religião Católica, isso não a impossibilita de participar dos cultos afrobrasileiros,
da mesma maneira que uma adepta do Candomblé pode sim se auto-declarar católica e
mesmo assim fazer parte desses espaços diversos, até porque o objetivo primeiro das religiões de
matriz africana é incluir e não, segregar
24.
Quando pontuo a crença das rezadeiras no catolicismo popular e a existência de outras que
mantêm relações com os cultos afro-brasileiros, acredito ser memorável e importante essa fluidez
no processo, pois é através dessas flexibilidades culturais que pode haver a formação de culturas
híbridas, ricas em detalhes e singularidades.
Assim, pensar no
“ser rezadeira” requer que consideremos um emaranhado de
interpretações, pois diz respeito a formação individual dessas mulheres, sobretudo construída de
forma endêmica. Falar em rezadeiras é levar em consideração a expressividade de suas práticas
culturais, atentando para a contribuição significativa de conservação da benzedura por diversas
gerações, não esquecendo as diversas estratégias que ainda hoje asseguram a esfera de poder
ocupada dessas mulheres em suas comunidades.

FONTE ; www.fazendogenero.ufsc.br/8/sts/ST29/Alaize_dos_Santos_Conceicao_29.pdf

sábado, 18 de agosto de 2012

BENZER CRIANÇA

                                    

Deus abençoe a ti e sua família
, bençãos para sua criança,
que os Santos Cosme e Damião protejam e benfazejam 

(NOME DA CRIANÇA)
,
que doença nenhuma lhe aporte,
que mal olhado nenhum lhe acorre
que inveja e quebranto nenhum lhe incomode
Em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo
Amém.

LEIAM ESTA MENSAGEM DE PRETO VELHO

Uma história de Preto velho...

Um certo dia, ele atendeu de uma senhora que lhe veio consultar sobre um tumor nos seios, diagnosticado por uma mamografia.

Passes daqui, trabalhos dali, enfim, uma consulta normal…vela, erva, água…
Disse o ...

preto:
- É mizim fia… Tá feito…mas num deixa de procurá o Homi de branco, dispois vem contá pro nego…nego vai ficá no toco esperando zunce vortá…
E saiu a consulente.
Numa próxima gira, estava lá o preto no toco e chegou a sua consulente, já na segunda parte do trabalho.

- Podi entrá mi zim fia, tava le esperano….
- É meu Velho, fui no médico sim…ele disse que o tumor sumiu, vai ver foi engano, o que a mamografia mostrou foi uma sombra de um queloide, que eu já tinha de cirurgia anterior. mas vim lhe agradecer, pois sei que o Senhor me curou..

Diga, meu Pai, o que o Senhor quer de presente, quero lhe agradecer…

Em nossa casa, as entidades as vezes ganham presentes, charutos, bebidas, mas não que peçam, porque as pessoas trazem em agradecimento mesmo, como deve ser em todo lugar.

Mas naquele dia o preto pediu…

- Me traga um bolo de chocolate, mi zi fia, suncê pode faze isso…?? Mais tem qui ser na proxima gira…eu num vô tá aqui, mas fala co caboclo chefe que ele manda mi chamá….

Todos estranharam, e eu mais ainda, passei a semana pensando naquele pedido, eu que amo bolo de chocolate, pensava comigo, Meu Velho…porque um bolo, Meu Pai…Até os filhos da casa acharam estranho e houve uma brincadeira ou outra…do tipo achando que iam comer o bolo….Alguém arriscou dizer que era a comemoração pela cura da mulher… Enfim…esperei ansiosa…Afinal…confio neles.

Em verdade torci para a mulher nem aparecer com aquele bolo…

Mas ela apareceu, e sentou na primeira fila, como tal bolo, todo confeitado de confetes coloridos.

Chegou o preto, com autorização do chefe do terreiro, Trouxe meu bolo, mi zim fia…

- Trouxe meu velho…

Então o preto levantou e disse que na assistencia tinha uma menina, de cor morena, que estava fazendo aniversario, 14 anos, e chamou-a.

Disse à menina:

- Mi zim fia, esse é presente que sunce pediu ao seu anjo da guarda, ele não pode vir, mandou o nego te entregar…


A criança marejou os olhos e saiu com o bolo na mão, sentar ao lado da mãe, que chorava muito na assitencia. Em 14 anos, nunca havia ganhado um bolo de chocolate….Nunca mais voltou, nunca mais vimos. E nunca esquecemos esta história.

(Autor Desconhecido)

Fonte: http://centropaijoaodeangola.net/mensagens_de_preto-velhos_112.html
Ver mais

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

7 DONS DO ESPIRITO SANTO

 
 
O Dom da Sabedoria...
Jamais poderemos prescindir deste dom para avaliarmos todas as coisas à luz do Evangelho e ler nos acontecimentos da vida os Projetos de amor do Pai.
O Dom do Entendimento...
Dom que nos é dado para nos assistir na compreensão mais profunda da verdade, para anunciar a Salvação com maior firmeza e convicção.

O Dom do Conselho...
Para que tenhamos a vida iluminada e possamos a muitos com a luz divina iluminar, orientando toda ação pessoal e eclesial segundo os desígnios da Divina Providência.

O Dom da Fortaleza...
Que nos sustentará em meio a tantas dificuldades, e renovará a coragem para o anúncio e testemunho do Evangelho.

O Dom da Ciência...
Que nos possibilitará distinguir o “Único Necessário”, fonte de toda vitalidade, em meio a tantas coisas meramente importantes, efêmeras, dispensáveis, passageiras...

O Dom da Piedade...
Para reanimar, reavivar e aprofundar sempre mais a íntima comunhão com a Trindade Santíssima, em imprescindível reapaixonamento, sem o qual lhe faltará motivação necessária para o ardor na ação evangelizadora.

O Dom do Temor...
Para que, conscientes das fragilidades que constitui a existência humana, reconheçamos a força da graça divina, pois quando somos fracos, então é que somos fortes, como nos falou o Apóstolo Paulo.

Iluminados, enriquecidos, assistidos pelo Espírito Santo renovemos nosso coração para que, novas criaturas, com toda a Igreja, o sejamos. E a melhor conclusão consistirá numa súplica a se renovar a cada instante de nossa vida e de nossas atividades: “Vinde Espírito Santo, enchei o coração dos Vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor...”



PS: Artigo publicado no jornal Folha Diocesana - Guarulhos - Ed. nº174.

domingo, 12 de agosto de 2012

INICIAÇÃO DOS REZADORES

As rezadeiras podem ensinar esse ofício para qualquer pessoa?

-Não, as mulheres só podem ensinar a homens e o homem só pode ensinar para mulher, além disso essa tradição só poder ser passada para alguém da família.
REZADEIRA DONA DONZILHA - ALAGOINHA PE



Essa afirmação talvez tenha origem na antiga bruxaria iberica, onde existia esse costume de homem bruxo iniciar a jovem menina ou moça na bruxaria, enquanto que era tarefa de uma bruxa mulher iniciar um rapaz/homem.
E também isto de ser um aprendizado em família, onde o tio incia a sobrinha, o pai a filha, o avô a neta, o irmão mais velho a irmã mais nova e respectivamente no sexo oposto mãe/filho, tia/sobrinho,etc., é caracteristico de alguns clãs de famílias bruxas europeias.

No entanto, muitas rezadeiras e benzedeiras brasileiras foram iniciada por mulheres,que tanto poderiam ser parentes( geralmente, mãe ou avó) como também uma senhora da localidade iniciar uma mulher mais jovem que tivesse interesse em aprender.

Fica aqui um fator bom para estudos e pesquisas.

Eu, particularmente, fui iniciado na cartomancia por uma tarologa e no benzimento recebi ¨mão de passe¨ de uma entidade espiritual mulher que é minha mentora(sim, sou homem benzedor e minha guia de frente é entidade feminina).
Em vários cursos e aprendizados que eu tive fui iniciado por mestras mulheres(reiki,terapias holísticas, estudos kardecistas,etc.).

Mas creio que a probabilidade que eu tenha de ensinar e iniciar uma mulher(não agora, que ainda sou ¨jovem¨ para um benzedor) é muito mais por causa da raridade em se encontrar homem que se interesse pelo tema do que por uma exigencia futura minha.

No entanto, várias comunidades de bruxas e ocultistas feministas, a iniciação é sempre de mulher para outra.(como na foto abaixo, grupo coven wicca só de mulheres)






REZADEIRA EM ALAGOINHA PE

Este trabalho-pesquisa que tem como tema "As rezadeiras de Alagoinha-PE", foi realizado pelas ex-alunas Wilyane Carvalho e Marilia Alves durante os anos de 2008.

História

Os índios foram catequizados por jesuitas no inicio da colonização, absorvendo muito da cultura cristã como costumes e a religiosidade introduzida à força.
Por causa dessa imposição as mulheres indígenas acabaram desenvolvendo uma certa devoção aos santos católicos, onde acabaram aprendendo a rezar e a orar como os padres.
As pessoas das vilas começaram a recorrer a essas práticas indígenas de curas e orações.
Em Alagoinha-PE as rezadeiras que mais se destacam nessa prática religiosa são:
Dona Zefinha, Dona Donzinha, Dona Nobilina, Dona Baía, Seu Geraldo,Dona Narcísea, Dona Creonice, Dona Odete entre outros.
Essas pessoas de singela dedicação e amor pelo dom que recebeu, sempre começam seus trabalhos com um Pai Nosso, Ave Maria e finalizando com o Credo. Durante suas orações pegam um ramo de mato "vassourinha" e rezam no enfermo, recomendando aos santos de sua devoção (Pe. Cícero, São Pedro, São Paulo, São Heleno, Maria Santíssima e Jesus Cristo), para curar, mandando as doenças para o "mar salgado", deixando os doentes mais tranquilos.
 
Trechos de uma entrevista com a Rezadeira Dona Donzilha:

-Com que a senhora aprendeu a rezar?
- Observando a minha mãe.

-Que tipos de orações as pessoas mais procura?
-Mal olhado, dor de cabeça, carne telhada, intruzidade (dores).

- As rezadeiras podem ensinar esse ofício para qualquer pessoa?
-Não, as mulheres só podem ensinar a homens e o homem só pode ensinar para mulher, além disso essa tradição só poder ser passada para alguém da família.

Obs: A entrevista está escrita da mesmo forma que eles nos contaram, não tiramos as expressões do vocabulario do local.
______________________________________________

Agradecemos pela dedicação a todos que nos ajudaram a realizar este trabalho e principalmente a essas senhoras que doaram um pouco do seu precioso tempo para nos ajudar a compreender como é importante fazer as coisas por amor.

Todo o conteudo desse trabalho está na biblioteca da Escola Gonçalo Antunes Bezerra de Alagoinha-PE.
É importante ressaltar que este livro não pode ser empretado para levar para casa, as pesquisas devem ser feitas no local onde está.

Protagonistas da Pesquisa:
Marilia Alves

Wilyane Carvalho
Orientador:
Prf. Adilson Costa



REZADEIRA DEVOTA DE SÃO LAZARO

Fé, Devoção e Cura - Por Laice Almeida
D. Antônia, 61 anos, residente em Farias Brito, sítio Escondido é rezadeira há 39 anos e devota de São Lázaro.
Além de rezar em crianças, jovens e adultos do entornoe de outras comunidades, ela é devota de S. Lázaro, pois já adulta teve um problema muito sério fez umapromessa e obteve êxito e a partir daí ,realiza todos os anos uma devoção ao santo, oferecendo um almoço para doze cães e seus respectivos donos.
Dona Antonia é uma senhora baixa, morena, simpática, carregada de uma bondade e humildade infinita.Acolhe a todos que a procuram em sua casa feita de argila e barro,( como tantas casas ainda presentes na paisagem do nordeste); para rezar para os males do corpo e da alma.
As suas orações são um misto da devoção a vários santos. Essa forma de manifestação religiosa, cheia de simbologias, superstição e magia tiveram grande repercussão na Idade Média e chega ao Brasil por volta dos séculos XVI e XVII. Daí pode-se compreender o universo das lutas messiânicas, no século passado e a religiosidade tão presentes nos cultos religiosos e nas rezadeiras no nordeste brasileiro.
Mesmo em tempos atuais, com os avanço da tecnologia, e com os mais modernos recursos da medicina do século XXI, a cultura das rezadeiras ainda se faz muito presente; e essa cultura é passada de pai pra filho, pois de acordo com essas pessoas é um “dom” recebido por Deus e elas não podem deixar de desenvolver em outras pessoas.
Um grupo de estudantes da URCA do IIperíodo de História, na disciplina de Antropologiadesenvolveram um estudo etnográficosobre o trabalho desempenhado por D. Antonia na comunidade, seguido do registro de fotos,vídeo e uma entrevista.

Hoje 31 de julho por volta de 11:00 horas da manhã foi realizada uma celebração a São Lázaro e uma representação feita por crianças.
Às 12:00 servido o almoço para os cães.
Às 12:30 um almoço para os convidados.
Está de parabéns! Dona Antonia e sua família pela bonita festa.



Texto: Por Laice Almeida
Fotos: Yuri Lacerda

EXEMPLO DE REZADEIRA SINCERA


 

REPAREM NESSA SINGELA REZADEIRA DO INTERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE QUE POSSUI EM SEU ALTARZINHO IMAGENS DE SANTOS CATOLICOS E DE UMA ENTIDADE QUE PARECE SER ZÉ PILINTRA, UM MESTRE DO CATIMBÓ MUITO POPULAR AQUI NO ESTADO.
MUITAS BENZEDEIRAS/REZADEIRAS FAZEM ESSA COMBINAÇÃO E INFELIZMENTE ,É MOTIVO PARA PRECONCEITO.
EU TAMBÉM, AQUI ONDE MORO JÁ APARECEU GENTE QUERENDO QUE EU FIZESSE FEITIÇOS DE AMARRAÇÃO OU DE ¨MACUMBA¨ PARA ATRAPALHAR OS OUTROS.

MAS EU ME RECUSEI, É CLARO.
LEIA COM ATENÇÃO,É UM RESUMO DO QUE SE PASSA COM MUITOS DESSA CLASSE DE ABNEGADAS PESSOAS QUE REZAM.

Antigamente, para as pessoas que moravam em pequenos povoados e sítios, médico era coisa para ‘quem tinha dinheiro’. As pessoas se curavam mesmo pela fé nos trabalhos das famosas rezadeiras, geralmente mulheres idosas, que com ramos de planta faziam uma reza e ‘espantavam’ qualquer mal.
E assim é a vida de dona Maria das Dores Fernandes, hoje aos 73 anos, mas curandeira desde adolescente, no Sítio Cajueiro, município de Campo Grande. Hoje, ela mora na comunidade de São Romão II, zona rural de Mossoró.
“Eu era pequenina ainda quando minha mãe já contava que eu pegava o raminho e ficava brincando com todas as crianças perto da minha casa. Eu morava próximo a uma velha que rezava as pessoas, fazia ladainhas e gostava muito de observar. Muitas pessoas a procuravam para rezar e eu gostava de imitar ela”, disse.
Mas segundo ela, os pais não gostavam da prática e assim não consentiam que ela a fizesse, nem por brincadeira. “Era sempre debaixo de peia quando minha mãe me via brincando de rezar as outras crianças. Eu já adolescente, um tio meu veio a falecer e depois disso eu o vi, e ele me pediu para rezar uma missa pela alma dele. Fui contar para minha mãe e ela me bateu muito. Depois passei vários dias impressionada com isso, sem querer dormir, mas outro tio meu, que veio de Fortaleza conversou muito comigo, e disse que isso era um dom”, lembrou.
Nos anos de adolescência de dona Maria das Dores, foram várias surras pela insistência dela em ser rezadeira, foi quando, contou ela, que ameaçou ir embora de casa. “Quando as primeiras pessoas começaram a ficar curadas com a minha reza, minha mãe não quis aceitar e passou a me bater ainda mais, então eu avisei logo ao meu pai. Ele disse para minha mãe que pior seria que eu me perdesse no mundo, que eu fosse embora e não voltasse mais, então ela passou a suportar”.
O marido, com quem teve oito filhos, apesar de ser muito católico, nunca se importou com a prática da reza nas outras pessoas. “Um dia um homem passou na casa onde a gente morava e me deu uns livros falando sobre Alan Kardec, eu li e descobri que eu era uma vidente, então passei a estudar mais sobre isso. E em outra ocasião, em que outro parente meu veio a falecer, comprovei isso, pois coloquei a mão no rosto dele, no caixão e senti como se ele me falasse que estava tudo bem. Hoje sei que sou vidente, mas sou espírita e católica”, disse.
Em meio as muitas imagens de santos, Maria das Dores também guarda um quadro, com uma foto de Alan Kardec, fundador da doutrina espírita, além de três copos com água, que segundo ela, servem para enxergar qual mal existe em determinada pessoa.
“Eu peço para que a pessoa ponha a mão em cima do copo, enquanto eu rezo, e depois que ela sai eu estudo aquela doença, observo o esqueleto da pessoa, que fica dentro da água daquele copo. Se a pessoa quiser saber, eu digo, se não fico só para os meus conhecimentos”, afirmou.
Segundo Maria das Dores, pessoas de várias localidades próximas vêm procurá-la. “Eu rezo para curar dores de cabeça, de dente, “vento caído”, mau olhado, e várias outras coisas. Mas têm pessoas que chegam aqui e quando rezo que vejo que não vai dar certo, mando logo procurar o médico”, disse.
O que ela não faz são ações que segundo ela, considera maldade, ou seja, que vão prejudicar a vida de outras pessoas.

“Já me deparei com várias coisas, pessoas vindo aqui querendo que eu faça trabalho para atrair homem ou mulher, ou para prejudicar outras pessoas, isso aí eu não faço. Ainda quando eu era moça, um homem muito rico veio à casa dos meus pais e queria me pagar caro para que eu desmanchasse o casamento de uma mulher que ele tava apaixonado, mas eu não aceitei. Minha mãe me bateu muito nesse dia, queria que eu tivesse feito, mas meu pai compreendeu”, lembrou.
A professora Regina Gadelha esteve na casa de Maria das Dores, para que a senhora a rezasse para curar uma dor no dente. “Faz muitos anos que eu convivo com essa dor, de uma inflamação na gengiva. Já procurei vários dentistas, médico de cabeça e pescoço, mas nunca fiquei boa. Eu vim a trabalho a essa comunidade e fiquei sabendo que ela rezava. Creio demais nessas coisas, então vim”, disse.
O marido faleceu de infarto, e hoje ela mora na comunidade de São Romão, próximo a residência dos cinco filhos vivos, é a curandeira oficial da região.
Só não curo o que não é da vontade de Deus, porque quando estou rezando e fazendo o movimento de cruz com o ramo no corpo da pessoa, estou invocando o poder de Deus, a vontade dele”, concluiu.
E como para ela é uma coisa de Deus, não há um valor estipulado para essa ‘medicina’, e não cobra pelo trabalho, recebe apenas se a pessoa quiser lhe oferecer uma ajuda.
Com informações da repórter Monalisa Cardoso
Fotos: Wilson Moreno/Gazeta do Oeste


FONTE; www.campograndern.com.br

sábado, 11 de agosto de 2012

PENTAGRAMA

Nascimento: o início de tudo
Infância: momento onde o indivíduo cria suas próprias bases
Maturidade: fase da comunhão com as outras pessoas
Velhice: fase de reflexão, momento de maior sabedoria
Morte: tempo do término para um novo início

O Pentagrama é o símbolo da Bruxaria. Os Bruxos usam um Pentagrama para representar a sua fé e para se reconhecerem. O Pentagrama é tão importante para um Wiccaniano, assim como uma cruz é importante para um cristão, ou como um Selo de Salomão é importante para um judeu. O Pentagrama representa o homem dentro do círculo, o mais alto símbolo da comunhão total com os Deuses. É o mais alto símbolo da Arte, pois mostra o homem reverenciando a Deusa , já que é a estilização de uma estrela (homem) assentada no círculo da Lua Cheia (Deusa). Cada uma das pontas possui um significado particular:


PONTA 1 - ESPÍRITO: representa os criadores , a Deusa e o Deus, pois eles guiam a nossa vida e nos ajudam na realização dos ritos e trabalhos mágicos. O Deus e a Deusa são detentores dos 4 elementos e estes elementos são as outras 4 pontas.


PONTA 2 - TERRA: representa as forças telúricas e os poderes dos elementais da terra, os Gnomos. É a ponta que simboliza os mistérios, o lado invisível da vida, a força da fertilização e do crescimento.


PONTA 3 - AR: representa as forças aéreas e os poderes dos Silfos. Corresponde à inteligência , ao poder do saber, a força da comunicação e da criatividade.


PONTA 4 - FOGO: representa a energia, a vontade e o poder das Salamandras. Corresponde às mudanças, às transformações. É a força da ativação e da agilidade.


PONTA 5 - ÁGUA: representa as forças aquáticas e aos poderes das Ondinas. Está ligada às emoções, ao entardecer, ao inconsciente. Corresponde às forças da mobilidade e adaptabilidade. Portanto, o Bruxo que detém conhecimento sobre os elementos usa o Pentagrama como símbolo de domínio e poder sobre os mesmos.

PEDIDOS PARA OS ORIXÁS

Guia protetor: Oxalá
Oferenda: Canjica branca e arroz com mel.
Curiosidade: Criador do homem e do mundo.
Pedido: Felicidade e bênção.
Santo: Jesus Cristo.

Guia protetor: Iemanjá
Oferenda: Peixes e frutos do mar com arroz e canjica branca.
Aprecia: Perfumes e rosas.
Pedido: Resgata a tranquilidade dentro de nossos corações.
Santo: Nossa Senhora dos Navegantes.

Guia protetor: Iansã
Oferenda: Acarajé.
Sacrifício: Cabras e galinhas pretas.
Pedido: Afasta energia negativa e atrai a paz.
Santo: Santa Bárbara.
Guia protetor: Oxum
Oferenda: Feijão, camarão, cebola e ovos cozidos.
Curiosidade: Guerreira dos rios.
Pedido: Ajuda no amor e na riqueza.
Santo: Nossa Senhora da Conceição.
Guia protetor: Xangô
Ofrenda: Pirão de quiabo, camarão e camarão de dendê.
Curiosidade: Senhor da justiça.
Pedido: Auxilia nas decisões importantes.
Santo: São Judas Tadeu, São João Batista e São Jerônimo.
Guia protetor: Oxóssi
Oferenda: Feijão torrado com animais de caça, coco e mel.
Curiosidade: Guerreiro espiritual.
Pedido: Ajuda a aproximar as pessoas e/ou a pessoa amada.
Santo: São Sebastião.

Guia protetor: Ogum
Oferenda: Cabrito e frango com feijão e inhame ao azeite de dendê.
Bebida: Cerveja.
Pedido: Afasta a inveja, o olho gordo e ajuda a superar dificuldades.
Santo: São Jorge.
Guia protetor: Exu e/ou Pomba-Gira
Oferenda: Carnes mal passadas, farofa, cebola e milho cozido.
Bebida: Cachaça e champagne.
Pedido: Busca a persistência na luta contra obstáculos.
Santo: Senhor e senhora dos prazeres.

Guia protetor: Omulu
Oferenda: Pipoca.
Curiosidade: Senhor da Morte.
Pedido: Protetor da saúde física e mental.
Santo: São Lázaro.

QUEM SOMOS - NOSSA ETICA BENZEDEIRA

Seja bemvindo(a) ao nosso
CENTRO DE CARIDADE
SANTA MARIA MADALENA
 talvez você tenha vindo aqui por:
 - livre escolha 
 - por causa das dificuldades da vida 
  - curiosidade (que é algo normal das pessoas)
Em nosso recinto reina a disciplina e o respeito por nossos guias e pelo Mestre Jesus
Aqui se pratica a caridade e por isso mesmo que não se cobra nada pelas orações, passes, benzimentos e conselhos que aqui são prestados.
Somos trabalhadores do Pai Maior , e não temos outro objetivo que não seja servir de instrumento para que os nossos guias realizarem seus trabalhos.
Não tratamos de nenhum assunto que possa prejudicar o próximo.
Trabalhamos com as leis da Vida, não sacrificamos animais.
Seja Bem-vindo, vibre harmonia, bem estar e prosperidade e que os guias iluminem sua vida para encontrar respostas aos
seus questionamentos e a solução para as suas dificuldades.

Esteja consciente de que estamos no planeta Terra, um planeta que , por enquanto, está na condição de ¨provas e expiações¨, portanto, não queira soluções mágicas para sua vida sem que haja merecimento cármico!

 Faça a sua parte; as atribulações da vida, perante o Cósmico, são para o nosso crescimento e aprendizado. 

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

DOENÇAS E EMOÇÕES

Doenças relacionadas às emoções

Problema
Fonte
Acidentes
Raiva, frustração e rebelião
Artrite
Perfeccionismo
Asma
Complexo de culpa
Ataques
Pensamentos negativos, quem não é feliz
Bexiga
Segurando a dor para si mesmo
Braços
Emoções antigas
Bulímia
Ódio de si mesmo
Cabeça
Culpa e Tristeza
Câncer
Ressentimento profundo
Coração
Infelicidade e falta de amor
Dedos
Ego, raiva, medo, preocupação, perda e pretensão
Dor
Culpa, medo de ser punido
Estômago
Dificuldade em assimilar novas idéias e novas experiências
Frigidez
Medo e culpa sexual
Garganta
Medo das mudanças, dificuldade em falar e frustação
Genitais
Rejeição sexual
Impotência
Medo e inveja do próximo
Joelho
Inflexibilidade, ego, medo de mudanças
Mãos
Pão duro (não gostam de gastar dinheiro)
Obesidade
Insegurança
Orelha
Dificuldade em aceitar o que lhe é dito
Pés
Dificuldade em compreender à si próprio
Pele
Pessoas que possuem o poder sobre você
Pernas
Medo de enfrentar as coisas novas do dia a dia
Tumor
Feridas antigas, tormento, não permite a cura
Úlcera
Medo em não ser bom o suficiente
Vagina
Machucado emocionalmente pelo parceiro